Os estudantes que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 já podem solicitar a isenção da taxa nas inscrições. O período para envio do pedido começa nesta segunda-feira (14) e segue até o dia 25 de abril, exclusivamente pela Página do Participante, com login na conta Gov.br.
LEIA MAIS:
- Abono Salarial PIS/Pasep 2025: consultas e pagamentos disponíveis
- Com dívidas trabalhistas, empresa gaúcha encerra produção
- Saiba como fazer saque de até R$ 2 mil
Para solicitar a gratuidade, o candidato precisa informar o número do CPF e a data de nascimento. Esses dados devem estar exatamente iguais aos que constam na base da Receita Federal. Além disso, o sistema também será usado para justificar a ausência na edição de 2024, caso o participante tenha faltado nos dois dias de prova e deseje fazer o exame gratuitamente este ano.

Inscrições Enem 2025:: quem tem direito à isenção
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), podem pedir a isenção:
- Alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025, inclusive na EJA;
- Quem concluiu todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Estudantes com renda mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277 em 2025);
- Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
- Participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC).
Para garantir o benefício, os candidatos devem comprovar que se encaixam em pelo menos um desses critérios. Os documentos exigidos — como declaração escolar e comprovantes de renda — estão listados no Anexo II do edital do Enem 2025.
Justificativa de ausência no Enem 2024
Quem obteve isenção em 2024, mas não compareceu às provas e quer a gratuidade novamente, deve justificar a ausência no mesmo sistema entre os dias 14 e 25 de abril. O Inep alerta que não aceitará documentos autodeclaratórios nem atestados assinados por pais ou responsáveis. A justificativa precisa ser comprovada com documentos oficiais.
Cronograma de resultados
O resultado da análise dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência será divulgado no dia 12 de maio. Caso o pedido seja negado, o participante poderá enviar um recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final será publicado em 22 de maio.
Somente após essa etapa, o Ministério da Educação vai abrir o período oficial de inscrições no Enem 2025, com edital específico contendo datas e regras.