CANOAS | Primeiro trimestre registra queda de 40% nos assassinatos; ações integradas têm destaque

Foto: Jaime Zanatta/ GBC

Da redação | Órgãos de segurança pública de Canoas apresentaram, nesta segunda-feira (08), os resultados obtidos durante o primeiro trimestre de 2019. O número de mortes violentas no município sofreu uma queda de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Ações integradas entre polícias e poder público contribuíram para a redução dos indicadores de criminalidade.

Entre janeiro e março deste ano, Canoas registrou 21 assassinatos, cerca de 40% menos que nos três primeiros meses de 2018, quando 35 pessoas perderam a vida em razão de crimes violentos. O primeiro trimestre de 2019 também teve o menor índice de mortes violentas dos últimos 11 anos, representando uma redução de 150% em relação aos anos que tiveram maior incidência.

Ações integradas entre polícias e poder público contribuíram para a redução dos indicadores de criminalidade. Foto: Jaime Zanatta/ GBC

O trabalho conjunto entre as forças de segurança proporcionou grandes resultados, como a elucidação de dois homicídios e um latrocínio em menos de 12 horas após o fato. Um dos casos mais marcantes ocorreu há poucos dias. Após Alexandre Sousa, 24 anos, e Guilherme Sousa Müller, 28, serem executados dentro de casa, no bairro Estância Velha, na madrugada de 25 de março, agentes da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil e Brigada Militar se uniram e prenderam os autores.

Naquela ocasião, foram presos Bruno Eduardo da Silva Alves, 18 anos, Maurício Pacheco Veiga., 19, e Felipe Rodrigues Perpétuo, 32. Outro suspeito, Lucas Veiga, irmão de Maurício, foi morto em confronto com a Brigada Militar. Os quatro haviam invadido a residência das vítimas, e, utilizando arma de fogo de grosso calibre, bem como pistola 9 milímetros, efetuaram grande quantidade de disparos contra a dupla, que morreu na frente da mãe.

“Não pode haver morte em Canoas”

O titular da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (2ª DPRM), delegado Mário Souza, destacou a importância das ações conjuntas para a reduçao da violência em Canoas. Ele ressaltou que os homicídios são indicadores que representam um “termômetro” a respeito da criminalidade de determinado município.

Os homicídios sempre trazem um problema, pois são crimes mais agressivos para se investigar. Os criminosos têm que saber que há limites. Não pode haver morte em Canoas. Se houver, reúnem-se Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, que juntas vão trabalhar para reduzir a violência em determinada área”, explica Souza.

Incentivo para novos investimentos

Os resultados são comemorados pelo secretário de Segurança de Canoas, Alexandre Alberto Rocha.

Estão bem abaixo do esperado. Isso é fruto da integração e das mudanças que foram realizadas”, conta Rocha.

Para o titular da pasta, os índices positivos representam ainda um estímulo.

Nos incentivam a buscar mais e mais investimentos, pois há resultado”, salienta Rocha, que ainda ressaltou o papel dos órgãos de aplicar inteligência para planejar ações integradas.

“Estamos no caminho certo”

O comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM), major Dirceu Abreu da Silva, ficou surpreso com os resultados, tendo em vista a localização de Canoas – cercada por rodovias (possíveis rotas de fuga) e cidades violentas.

Feliz, mas não satisfeito. Sempre podemos melhorar o que é feito. Entendemos que estamos no caminho certo, se apropriando de técnicas e ferramentas de inteligência que direcionam o emprego do efetivo policial. Temos implantado gestão inovadora no batalhão e já colhemos os frutos. Nosso serviço não encerrou, temos metas a serem cumpridas”, avaliou o comandante.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!